sábado, 23 de fevereiro de 2008

Nascida em uma família católica, desde pequena freqüento a igreja. Batismo, catequese e crisma, passei por quase todos os sacramentos, devo confessar que foi cansativo e muitas vezes fui levada à força. Essa formação religiosa, de certa forma foi imposta pelos meus pais, não os critico já que o papel deles é mostra os caminhos que acreditam e eu devo escolhê-los ou não.
Sempre questionei algumas coisas que para a igreja Católica não são aceitas como o uso de camisinha e anticoncepcional, principalmente no mundo em que vivemos, onde milhões de pessoas morrem por causa do vírus HIV e de jovens que se tornam pais cada vez mais cedo. É claro que outras religiões são questionadas – porque proibir o uso de calças e o corte de cabelo entre as mulheres? Porque tantas guerras e sofrimento em nome da religião, se temos apenas um Deus?
Religião não deve ser tratada como comercio, é claro que não vejo mal ao comprar um terço, ou pingente com imagens religiosas, mas exigir dinheiro como condição de rendição dos pecados. Já é demais.
Prefiro não discutir o tema “religião”, pois é algo muito pessoal, cada um tem direito de acreditar no que quer e da forma que quer. Esse tipo de discursão só traz desavenças e meche em feridas.
Quando questionada: “qual a sua religião?” Respondo que sou católica, mas não “fervorosa”, daquelas que vai à igreja todo o final de semana e que se confessa todo ano, acredito que Deus está em todos os lugares e não acho que um padre seja tão livre de pecados que possa ouvir os meus, que não são poucos...Ainda mais agora com tantos casos de pedofilia e corrupção sendo noticiados nos jornais.
Já freqüentei centros espíritas, acredito que haja vida pós-morte e vidas passadas, tenho curiosidade em conhecer outras religiões, leio meu horóscopo todos os dias, sempre que posso consulto outros meios esotéricos, acredito em santos, mas não venero imagens, não quero fechar meus olhos para uma verdade absoluta. Nos momentos de tristeza procuro fazer uma oração ou ler um salmo. Acredito que haja uma força superior, mas não sei se tem esse rosto que já foi nos imposto.
Para os cientistas a religião é algo criado pelo homem, para que ele possa explicar as mazelas da vida, quem nunca ouviu “se Deus quiser...” ou “foi Deus que quis assim”.
Eu acredito e tenho fé que exista algo maior que rege todas coisas no mundo, mas que nós colhemos o que plantamos e sempre somos testados.
Assim seja, amém...

3 comentários:

Anônimo disse...

Organiza esse blog, faz favor! Só assim lerei!

Fernando Fantini disse...

Ola companheira de vida!
achei legal vc se expressar sobre este assunto.
pra mim, dentro do campo 'religiao' consegui encontrar sentido para seguir a Jesus... para cada um há um tempo pras coisas. Peço q Deus sempre lhe proteja.
saudades,
fer

Brito disse...

Conconrdo em muitos pontos com você, mas sou como os cientistas. Religião faz parte da cultura popular do povo para explicar o desconhecido. Fui católico batizado, hoje não tenho nenhuma crença. Minto, acredito, em mim. Beijos.